Você está visualizando atualmente Consultoria em Transportes, é necessário?

Consultoria em Transportes, é necessário?

É necessário uma consultoria em Transportes? Por que precisarei de uma consultoria de transportes se cheguei até aqui sem uma? Encontramos este pensamento em muitos  dos empresários do segmento de transporte rodoviário de cargas, mas afinal  “eles” tem razão? 

Toda empresa independente do tamanho ou  do segmento  um dia necessitará de uma consultoria, ela é tão necessária quanto à aquisição de um software de gestão, cavalo mecânico ou de uma carreta, porém há certos conflitos e até paradigmas que fazem com que as consultorias ou serviços correlacionados a ela seja vista com maus olhos.

É observado no segmento de Transportes  a grande complexidade que o Tranportador possui em  atender uma determinada operação, pois são tantas as obrigações, legislações e deveres que devem ser seguidos, seja por parte governamental ou do próprio Embarcador, que muitas vezes falta tempo para o empresariado e seu time respirar e pensar  em soluções estratégicas para bem atender o seu cliente.

Neste  contexto, entra em ação as consultorias, estas deverão vir com visões estratégicas e de resultado, e deverão mostrar para o Transportador que é possível sim realizar a “velha máxima” ” Faça Mais com Menos”, e não burocratizar  ainda mais as atividades de um Transportador. As consultorias devem e têm a obrigação de propor  soluções, tais como: aumento da Rentabilidade, redução do Custo, eficiência operacional entre outros.

Permita-me a brincadeira, mas as consultorias não são Curandeiras que realizam curas milagrosas,  porém estas devem “sim” proporcionar para as suas Contratantes o resultado esperado a que se propuseram na venda da Consultoria, ou seja, deverão mostrar com Tangebilidade os ganhos operacionais e financeiros que terão em sua contratação.

Consultoria como Vantagem Competitiva

Entendimento do Negócio

Sabemos que a vida de um Transportador é absurdamente agitada, conturbada e que as rotinas e atividades vão se intercalando ao longo do dia, aqui não entraremos em questão se a empresa possui ou não processos definidos, pois estes são fundamentais para que as empresas trabalhem com um pouco mais de tranquilidade e assertividade em suas operações.

Vamos partir de um pressuposto que a empresa já possua seus processos, scripts de trabalho, papéis e responsabilidades por colaborador e departamento bem definidos, ou seja, a empresa já se encontra com bons controles gerenciais e operacionais.

Então surge a grande pergunta, por que contratar ou em que momento contratar uma Consultoria de Transportes?

A resposta neste caso parece ser simples quando oriunda por parte das Consultorias, pois estas entrarão no cenário com o dever de Otimizar e Automatizar ainda mais as operações de Transportes.
Porém, para o transportador chegar a tal decisão, é que as coisas devem estar muito complicadas ou ele deve estar com algum projeto de curto, médio ou longo prazo que sua equipe não teria tempo hábil de projetar, homologar e implantar o desejado.

O que deverá ser balizado aqui, é a escolha assertiva da Consultoria por parte do Transportador Contratante, o transportador deverá elencar todos os seus desejos, anseios, critérios e o que esperar de uma consultoria, vejo que a escolha certa aliada a forte presença do Transportador no andamento da consultoria fará toda diferença, seja para o sucesso ou não desta.
Afinal de contas, o ônus do "insucesso" cairá sobre o Transportador, pois é ele quem pagará pela consultoria. Abaixo cito 3 (três) tópicos que fazem necessário para o Transportador efetuar à aquisição de uma Consultoria de Transportes.

mp-04

Mitigar Problema

Independente do projeto ou da consulotria, o transportador sempre encontrará problemas em suas operações, e muitas vezes a correção e à aplicação do PDCA por parte de seu timpe operacional é despercebido. Neste contexto, é que o Transportador deverá pensar na contratação de uma consultoria de Transportes, que garanta resultado e eficiência operacional e principalmente aumento de Rentabilidade.

Aumento Produtividade

O desejo de todo empreendedor é que sua empresa tenha aumento de produtividade sem a necessidade de aumento de algum tipo de recurso (financeiro, humano, tecnológio), ou seja, voltamos a falar da máxima, "Mais com Menos", o Transportador tem que enchergar nas consultorias que métodos, processos, automações, só tendem a beneficiá-los, e que o investimento com a contratação de uma consultoria trará retorno incomensuráveis, pois um time bem treinado e capacitado é aumento certeiro de Produtividade. Lembrando que, todo e qualquer investimento desde que traga resultado e rentabilidade será um bom investimento.

Sinergia nas Operações

Percebemos muitas vezes nas Transportadoras um excessivo número de recursos (humanos, tecnológicos...) que não possuem sinergia entre si, muito menos com as operações para que foram contratados, gerando insatisfação para Transportador e principalmente para o Cliente que é o dono de toda a cadeia e que merece toda atenção e informação necessária.
Neste contexo, é que penso mais uma vez na contratação de uma Consultoria específica de Transportes, onde esta venha com soluções dedicadas de melhorias, controle e principalmente Sinergia de Trabalho, e que todos os recursos envolvidos interajam entre si.

Resumindo...

O artigo deste blog seria demasiado grande e cansativo, por se tratar de um tema complexo e que envolve dois lados (Transportador e Consultoria) ambos com sentimentos diferentes, mas com um único objetivo o R E S U L T A D O.

Dessa forma, iremos toda semana entregar um artigo sobre consultoria de Transportes, e o próximo tema falaremos sobre "Gestão de Transportes e Tecnologia".

Deixe seus comentários , dúvidas e solicitações será uma honra para nós. Abraços e até breve!

Mauro Reis

De formação acadêmica em Tecnologia da Informação virou um entusiasta e apaixonado por logística, com vários MBA e Especialização na área, nos últimos 20 anos seu foco foi trabalhar em Logística de Transportes, gerenciando projetos de Tecnologia da Informação e Logística, em empresas de Médio e Grande Porte com sedes no Brasil e América do Sul (Argentina, Paraguai e Chile). Nos últimos 15 anos fundou a ITLoger Soluções em Logística e Tecnologia da Informação, empresa que ajuda seus clientes a aumentarem seus Lucros através de Gestão e Alinhamento de Processos.

Deixe um comentário