No momento, você está visualizando 3 DICAS PARA MITIGAR PROBLEMAS DE AVARIAS

3 DICAS PARA MITIGAR PROBLEMAS DE AVARIAS

“Quando não possuímos processos definidos e treinamentos constantes de nossos colaboradores no manuseio e transportes das mercadorias, a probabilidade é que você encontre um time estressado em sua transportadora e um empresário furioso, pois o passivo com a avaria está levando sua paz de espírito, bem como sua lucratividade.”

3 DICAS PARA MITIGAR PROBLEMAS COM AVARIAS

PROCESSOS DEFINIDOS

 Observe todas as etapas desde a recepcção dos materiais na empresa “Armazém”, observe como o descarregamento acontece até a etapa de acondicionamento destes materiais. Devemos em seguida realizar a descrição destes procedimentos, e ser minucioso na descrição destes processos, nada deverá passar desapercebido

DEVIDO CARREGAMENTO

                     A próxima etapa devemos descrever todas as etapas do mansuseio deste material para o carregamento.
Esta etapa devemos ficar atento com o pessoal que irá  manusear o material da retirada destes do armazém e conduzir o mesmo para o carregamento dos veículos, devemos saber a melhor forma de inserir estes e acondicioná-los nos veículos, sendo que, a etapa anterior para a escolha dos veículos deverá ter sido realizado a rigor.

TRANSPORTE MERCADORIA

                   O terceiro e não menos importante devemos entender e homologar a forma correta para o transporte desde sua coleta a entrega, qual a velocidade de condução deste material, quais cuidados devemos ter a mais no transporte desta mercadoria

Design sem nome - 2023-08-10T201830.515

RESULTADO ESPERADO

                    Após a realização dos passos acima devemos as seguinte ações abaixo:
 

  • Documentar os Procedimentos
  • Homologar os Procedimentos
  • Treinar o Time envolvido no Processos
  • Garantir o Ciclo PDCA seja executado por todos
  • Inputar futuras e atuais avarias em um sistema de Gestão (TMS ou ERP)
  • Monte Plano de Ação caso algo volte a acontecer
  • Aplique novamente o Ciclo PDCA
 

Aqui queremos deixar claro que a empresa deverá ter escrito em forma física ou digital os procedimentos acima mencionados e que estes deverão ter entendimento de todos os envolvidos nos processos desta mercadoria.  
                  Para que isso aconteça é necessário que se faça Treinamento com os TODOS  os colaboradores envolvidos e que este treinamento tenha um ciclo de maturidade.
                  Caso as avarias permaneçam devemos registrar em nosso banco de dados (ERP ou TMS) e aplicar Plano de Ação para que haja a mitigação destes e também se faça valer o ciclo PDCA na empresa.

Mauro Reis

De formação acadêmica em Tecnologia da Informação virou um entusiasta e apaixonado por logística, com vários MBA e Especialização na área, nos últimos 20 anos seu foco foi trabalhar em Logística de Transportes, gerenciando projetos de Tecnologia da Informação e Logística, em empresas de Médio e Grande Porte com sedes no Brasil e América do Sul (Argentina, Paraguai e Chile). Nos últimos 15 anos fundou a ITLoger Soluções em Logística e Tecnologia da Informação, empresa que ajuda seus clientes a aumentarem seus Lucros através de Gestão e Alinhamento de Processos.

Deixe um comentário