“Quando não possuímos processos definidos e treinamentos constantes de nossos colaboradores no manuseio e transportes das mercadorias, a probabilidade é que você encontre um time estressado em sua transportadora e um empresário furioso, pois o passivo com a avaria está levando sua paz de espírito, bem como sua lucratividade.”
3 DICAS PARA MITIGAR PROBLEMAS COM AVARIAS
PROCESSOS DEFINIDOS
Observe todas as etapas desde a recepcção dos materiais na empresa “Armazém”, observe como o descarregamento acontece até a etapa de acondicionamento destes materiais. Devemos em seguida realizar a descrição destes procedimentos, e ser minucioso na descrição destes processos, nada deverá passar desapercebido
DEVIDO CARREGAMENTO
A próxima etapa devemos descrever todas as etapas do mansuseio deste material para o carregamento.
Esta etapa devemos ficar atento com o pessoal que irá manusear o material da retirada destes do armazém e conduzir o mesmo para o carregamento dos veículos, devemos saber a melhor forma de inserir estes e acondicioná-los nos veículos, sendo que, a etapa anterior para a escolha dos veículos deverá ter sido realizado a rigor.
TRANSPORTE MERCADORIA
O terceiro e não menos importante devemos entender e homologar a forma correta para o transporte desde sua coleta a entrega, qual a velocidade de condução deste material, quais cuidados devemos ter a mais no transporte desta mercadoria
RESULTADO ESPERADO
Após a realização dos passos acima devemos as seguinte ações abaixo:
- Documentar os Procedimentos
- Homologar os Procedimentos
- Treinar o Time envolvido no Processos
- Garantir o Ciclo PDCA seja executado por todos
- Inputar futuras e atuais avarias em um sistema de Gestão (TMS ou ERP)
- Monte Plano de Ação caso algo volte a acontecer
- Aplique novamente o Ciclo PDCA
Aqui queremos deixar claro que a empresa deverá ter escrito em forma física ou digital os procedimentos acima mencionados e que estes deverão ter entendimento de todos os envolvidos nos processos desta mercadoria.
Para que isso aconteça é necessário que se faça Treinamento com os TODOS os colaboradores envolvidos e que este treinamento tenha um ciclo de maturidade.
Caso as avarias permaneçam devemos registrar em nosso banco de dados (ERP ou TMS) e aplicar Plano de Ação para que haja a mitigação destes e também se faça valer o ciclo PDCA na empresa.