You are currently viewing Gestão de Manutenção Frota

Gestão de Manutenção Frota

“Com uma boa gestão de manutenção é possível, trabalhar de forma preventiva, rápida e eficiente, reduzindo os custos com manutenção não programada, e aumento da vida útil dos equipamentos e consequentemente seu desempenho.”

Com tantos avanços tecnológicos e otimização de processos, necessitamos e devemos adequar os  departamentos das empresas, principalmente em empresas de TRC, onde os custos operacionais e a margem de lucro são cada vez mais menores, de modo que, consigamos realizar uma melhor interação  ente departamentos  para que todo o trabalho aconteça de forma natural e automática, proporcionando assim, uma melhor eficiência e resultados para o transportador.

Dessa forma, iremos falar  sobre Gestão da Manutenção de Frota entender a sua importância e sua implicação direta no custo e lucro de uma Transportadora Rodoviária de Cargas.

Equipamentos em Boas Condições

21

Manutenção o grande vilão de uma Transportadora?

Manter os equipamentos rodando e em boas condições melhorando o desempenho e diminuindo seus custos são apenas alugns dos desafios que o Departamento de Manutenção de uma Transportadora enfrenta em seu dia a dia.

Uma vez que o Departamento se encontre alinhado com as expectativas da empresa, "para isso é necessário que a Transportadora possua um bom planejamento estratégico e tenha implantado metodologia de Orçamento para o Departamento". Dessa forma, teremos ação direta na diminuição dos custos da transporadora.

Claro que para chegar a tais indíces de redução de custos, faz necessário implantação de metodologias de procedimentos e medições de performance e custo, mas para isso é necessário um outro post e análise sobre o tema.

22

Departamento Manutenção

O Departamento de Manutenção pode e deve contar com toda tecnologia existente no mercado para auxiliar na gestão do Departamento de Manutenção, para isso é necessário que tais tecnologias tragam de fatos resultados consistentes e que as tecnologias conversem entre si.

São inúmeros os recursos físicos e tecnológicos que o Departamento possuem em suas mãos, mas para isso é necessário que estes sejam aplicados com perfeição e sinergia, por vezes notamos em transportadores um elevado número de tecnologias e sistemas embarcados, bem como profissionais de alta performance que são contratados a peso de ouro e que a falta de gestão ou de procedimento, não resultam em aumento de produtividade ou redução de custo.

O uso errado e empregado de tecnologia e profissionais acarreta em um aumento do "custo da manutenção", insatisfação e desconfiança por parte de diretoria e donos das tranportadoras, pairando decredibilidade em muitos tecnologia e profissionais.

Resumindo...

Sabemos que a gestão seja de uma organização ou departamento não se dá de um dia para outro, porém com métodos já concebidos no mercado e adaptados à realidade da transportadora o aumento de performance e a diminuição de custo é apenas questão de tempo.

Para isso acontecer faz necessário que a empresa entenda a sua realidade busque alternativas que tenham em sua base procedimentação, métricas de resultado e aplicabilidade de tencologia para que auxiliem na gestão de manutenção, proporcionando eficiência e eficácia para o Departamento de Manutenção.

Mauro Reis

De formação acadêmica em Tecnologia da Informação virou um entusiasta e apaixonado por logística, com vários MBA e Especialização na área, nos últimos 20 anos seu foco foi trabalhar em Logística de Transportes, gerenciando projetos de Tecnologia da Informação e Logística, em empresas de Médio e Grande Porte com sedes no Brasil e América do Sul (Argentina, Paraguai e Chile). Nos últimos 10 anos fundou a ITLoger Soluções em Logística e Tecnologia da Informação, empresa que ajuda seus clientes a aumentarem seus Lucros através de Gestão e Alinhamento de Processos.

Deixe um comentário